Inspetor de Líquido Penetrante

Ensino a distancia: Estude 100% online

Inspetor de Líquido Penetrante




Carga horária: 80 horas |ABENDI

Carga horária: 80 horas |ASNT TC 1A


LP

Público-Alvo:

Profissionais que desejam trabalhar na área de controle da qualidade em ensaios não-destrutivos.

Conteúdo Programático:


- Terminologia da Soldagem / Descontinuidades
Simbologia de Ensaios Não-Destrutivos
- Processos de Fabricação
- Processos de Soldagem e Processos de Corte
- Ensaios Não-Destrutivos (END's)
- Método de Ensaios de Líquidos Penetrantes
- Segurança, Meio Ambiente e Saúde
- Aulas práticas de ensaios de Líquido Penetrante

Quem é o Inspetor de Líquido Penetrante?

O Inspetor de Liquido Penetrante possui conhecimento para emitir laudos técnicos, aprovando ou reprovando as descontinuidades (indicaçõesencontradas de acordo com normas e especificações técnicas nacionais e internacionais, possui conhecimentos em procedimentos técnicos para utilização de método não destrutivo para detecção superficial de poros, trincas, bolhas em materiais fundidos, forjados, laminados, soldados, etc.


Pré Requisitos:

É recomendável que o participante tenha alguma experiência na área industrial e formação no ensino médio, porém a comprovação da escolaridade não é um pré-requisito para o candidato participar do curso.

Áreas de atuação profissional:

O profissional poderá atuar em diversas áreas, dentre elas: petrolífera e petroquímica, papel e celulose, metalúrgica, eletromecânica, naval, automotiva, siderúrgica, etc.

PASSO A PASSO DO TREINAMENTO

O exame prático de Inspetor de Líquidos Penetrantes LP se divide em 3 etapas: Teste de sensibilidade, Ensaio de corpos de prova e Instrução técnica.
Ao participar de nosso treinamento você estará pronto para realizar as 3 etapas com toda tranquilidade e segurança que garantirá sua aprovação.

Atendemos com  treinamentos In Company para colaboradores de empresas.

Etapa 1: Teste de Sensibilidade

Nesta etapa o candidato é preparado para realizar com total desenvoltura o ensaio no bloco padrão de forma que não haja dúvidas em aprovar ou reprovar o Líquido Penetrante LP usado. O candidato será orientado em como proceder com a limpeza do bloco, como remover o LP, como aplicar o revelador, como comparar o resultado do ensaio com a fotografia do bloco ensaiado e como preencher corretamente o relatório. Esta é uma etapa relativamente simples mas que o candidato poderá incorrer em erros caso não tenha intimidade com o teste.

Etapa 2: Ensaio de corpos de prova

Esta é uma etapa  complexa, o índice de reprovação desta etapa supera os das Etapas 1 e 3...devendo o Candidato a inspetor tomar o  mínimo de cuidado no passo a passo das etapas do procedimento.

O ensaio por LP nos corpos de prova de junta de raiz, junta de ângulo em T e chapa com solda escondem alguns conhecimentos técnicos que somente um curso preparatório pode passar ao Candidato.

As etapas que  candidato deve se ater nesta prova:  aos tempos de controle do ensaio, a execução correta da limpeza inicial, a aplicação do penetrante correto, a remoção e seus detalhes, a aplicação homogênea do revelador, a correta interpretação e avaliação de cada indicação, o preenchimento correto do relatório, etc. Para cada um destes itens existe a forma correta.

Esta forma correta deve ser uma habilidade a se tornar mecânica para o candidato, e só um treinamento com atenção direta a cada passo executado pelo aluno permite alcançar este nível.

O candidato deve conhecer todas as armadilhas que reprovam neste exame e realizar vários ensaios a vista do nosso instrutor, é ele que monitorará os seus passos indicando onde você está acertando, errando e porque está errando. O nosso instrutor está totalmente comprometido com a sua aprovação.

Etapa 3: Instrução Técnica

A Instrução Técnica é a elaboração de um texto que descreve os cuidados e a forma como deve ser realizado o ensaio para uma situação hipotética que é apresentada pelo examinador. Muitos alunos acham que não precisam fazer este treinamento e reprovam.

Existem na Instrução Técnica pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Saber como o examinador do CEQ poderá julgar cada situação é a diferença entre a aprovação e a reprovação do Candidato.


Sistema de qualificação que Atendemos:


O aluno poderá solicitar a qualificação no ASNT TC 1A pelo BUREAU  AI e/ou SNQC/END – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação informe-se pelo site www.abendi.org.br
Neste caso segue as observações abaixo para SNQC/END:

  1. O candidato a nível 2 deve ter curso técnico de ensino médio, conforme relação de títulos profissionais aprovado pela ABENDI
  2. Candidatos certificados como nível 1 podem solicitar exame para nível 2 após cumprir o tempo de experiência com certificação válida mesmo sem possuir o curso técnico. Para acesso direto ao nível 2, este deve possuir o curso técnico.
  3. Conheça mais sobre a certificação, acessando a Norma ABENDI nº 1 - Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos
  4. Candidato a solicitar qualificação pela norma  ASNT TC 1A, deverá entrar em contato pelo site:www.associacaodeinspetores.com.br


Faça seu cadastro para mais informações:


58 Comentários

  • Comente! Claudemiro Ter, 24 de Novembro de 2020 11:21 Por Claudemiro

    Prezado Antonio Duarte,

    Enviamos um email com todas as informações dos treinamentos que solicitou.

    Atenciosamente

    Claudemiro

    Equipe CFP

  • Comente! Antoni duarte de alencar Seg, 23 de Novembro de 2020 20:15 Por Antoni duarte de alencar

    Boa noite, estou fazendo uma pesquisa sobre os valores dos seguintes cursos: ultrassom, LP, Particula Magnética, raios x é gamagria, se vcs puderem fornecer os valores para os respectivos cursos ficarei bastante agradecido.

  • Comente! Willian alves de Oliveira Seg, 02 de Novembro de 2020 14:55 Por Willian alves de Oliveira

    Qual o valor do curso ?

  • Comente! Claudemiro Ter, 20 de Outubro de 2020 09:41 Por Claudemiro

    Senhores,

    Enviamos email com todas as informações sobre o curso de "Inspetor de Líquido Penatrante" que podemos estar oferecendo a vocês.

    Atenciosamente

    Claudemiro

    Equipe CFP Cursos

  • Comente! mateus Sex, 16 de Outubro de 2020 19:39 Por mateus

    quanto é o curso? cidade, duração

  • Comente! Alan Sex, 16 de Outubro de 2020 19:02 Por Alan

    Olá,

    Gostaria de saber qual é o valor do curso de inspector líquido penetrante.

    Obrigado


    Alan Passos

  • Comente! Anísio de Jesus damasceno filho Dom, 04 de Outubro de 2020 08:20 Por Anísio de Jesus damasceno filho

    Qual o valor do curso? e qual a Cidade .

  • Comente! JAYME BONYER NEVES MAIA Ter, 01 de Setembro de 2020 06:15 Por JAYME BONYER NEVES MAIA

    Valor do.curdo e quando vai abrir uma nova turma ?

  • Comente! Henrique Sex, 28 de Agosto de 2020 06:43 Por Henrique

    Qual o preço dos cursos LP e PM n1 e n2?

  • Comente! Fagner Qui, 27 de Agosto de 2020 21:39 Por Fagner

    Qual o valor do curso líquido penetrante??

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Deixe um comentário

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
HTML básico é permitido.

Calendário dos Próximos Cursos

CFP cursos no Facebook

Cursos Técnicos no País: Saiba Mais!

Fonte: GloboTV, Programa Bom Dia Brasil
Estudo mostra que profissionais técnicos ganham mais que graduados em universidades:


Qualificação de Soldadores!

qualifique seu soldador

O termo "Qualificação" significa que um soldador ou operador de soldagem cumpre com os requisitos de uma determinada norma ou procedimento e está qualificado para executar soldas, no âmbito desta norma/procedimento...

Saiba Mais

Seja um Parceiro CFP

Parceria CFP

parceiro cfp cursos

O CFP coloca a sua disposição a oportunidade de fazer parte de um projeto grandioso abrangendo todo território nacional e onde o objetivo é criar uma rede de escolas de ensino profissionalizante, com cursos de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e ensino técnico...

Saiba Mais...